23/09 Pesquisadora mexicana divide experiência com Citecs

O Citecs convidou a pesquisadora Lourdes Esteva, doutora em Matemática e pesquisadora da Facultad de Ciencias Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), para compartilhar suas experiências com os pesquisadores do Instituto. Lourdes ficará em Salvador de 24 a 30 de setembro e ministrará dois seminários. A pesquisadora veio ao Brasil para participar do Congresso de Matemática Aplicada e Computacional (CMAC) realizado de 20 a 23 de setembro em Uberlândia, Minas Gerais.
Em sua linha de pesquisa, Esteva trabalha a modelagem matemática em estudos sobre a dengue e a influenza no México. Sua experiência pode contribuir para os estudos realizados pelos grupos de Modelagem Computacional de Sistemas Físicos e Biológicos, do Instituto de Física e o de Epidemiologia, do Instituto de Saúde Coletiva. Ambos integram as pesquisas realizadas pelo Citecs.
No dia 27 de setembro, durante a palestra “Modelling the Influenza AH1N1 outbreak”, a pesquisadora apresentará o modelo Kermack and McKendrick usado para estudar a evolução da epidemia da gripe suína no México em 2009. O evento ocorrerá às 10h30, na sala 5 do Instituto de Saúde Coletiva.
Já no dia 29 de setembro, será realizado o seminário “Mathematical models to asses the mosquitoes control” onde um modelo para avaliar a eficácia da técnica do inseto estéril no controle de mosquitos Aedes Aegypty será apresentado por Esteva. O evento ocorrerá às 16h, na sala 404 do Instituto de Física da UFBA.
Além disso, a pesquisadora mexicana participará de uma reunião com o grupo de pesquisa em epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva para discutir sobre a modelagem matemática de dengue, a relação entre os modelos e os dados reais.