26/09 A Erasmus University quer atrair mais brasileiros

Durante o Programa de Verão em Epidemiologia, realizado na Holanda de 15 de agosto a 02 de setembro, o Science Diretor da Erasmus University Rotterdam, Albert Hofman, anunciou em palestra ministrada aos 300 estudantes que participaram do evento que a universidade pretende atrair mais brasileiros para participar de seus cursos.

A idéia da Erasmus University Rotterdam é criar parcerias com as universidades brasileiras e atrair os estudantes através do programa Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal. Este programa irá oferecer bolsas a estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação para estudarem no exterior com o objetivo de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
O Programa de Verão em Epidemiologia contou com a participação de 26 brasileiros, destes, três pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA: Eduardo Marinho, Marina Pamponet e Bárbara Laisa Moura.
Para o pesquisador do Citecs, Eduardo Marinho, o curso é uma grande oportunidade para que estudantes de pós-graduação tenham uma experiência ampliada no exterior. “É a possibilidade de integrar estudantes de diferentes países e de trocar conhecimento com professores de outras universidades”, completa Marinho.
Marina Pamponet destacou a metodologia utilizada nas aulas como a principal característica dos cursos. “As aulas eram detalhadas e participativas. As exposições eram bastantes organizadas e favoreceram os diversos debates que aconteceram”, destaca a estudante.
Já houve contato entre o ISC e a Erasmus University Rotterdam, através de convite enviado pela universidade holandesa. Esta parceria vai ao encontro da proposta do ISC de ser uma Instituição de reconhecimento nacional e internacional.