28/10 Evento no Shopping Paralela apresenta ao público formas de prevenção do AVC

Neste sábado, 29 de outubro, em comemoração à Campanha Mundial do “Dia do AVC”, profissionais da área de saúde estarão reunidos no Shopping Paralela (Salvador), das 10h às 16h, para alertar sobre os principais fatores de risco do Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecimento popularmente como derrame, apresentando formas de prevenção da doença às pessoas que passarem pelo local. Além disso, o público poderá medir a pressão arterial e a circunferência abdominal.

Estima-se que, a cada 6 segundos, uma pessoa morre de AVC no mundo, o que faz desta doença a principal causa de incapacidade em áreas que não estão em guerra.
Com o objetivo de contribuir para a diminuição desta estatística, os membros do Setor de Neurociências do HUPES-UFBA, juntamente com o Citecs – Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde, e a Sociedade de Neurologia da Bahia farão diversas palestras, reuniões com pacientes e profissionais de reabilitação com o intuito de enfatizar a necessidade de prevenção e as estratégias de reabilitação para o paciente com sequela de AVC.
Segundo os organizadores do evento, existem ações que podem ser desenvolvidas diariamente no sentido de prevenir o AVC. A primeira delas é conhecer os fatores de risco pessoal tais como: pressão arterial elevada, diabetes e aumento de colesterol. Somando-se a estes cuidados, é preciso ser fisicamente ativo e praticar exercícios regularmente, ter uma dieta adequada para evitar a obesidade, limitar o consumo de álcool e não fumar.
“É de extrema importância que as pessoas aprendam a reconhecer os sinais do AVC e as ações que devem ser tomadas em caso de sua ocorrência”, alerta o Dr. Ailton Melo, pesquisador do Citecs. Além disso, existem estratégias de reabilitação para que o paciente retorno cada vez mais precoce às atividades.
O “Dia Mundial do AVC” foi decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Mundial de Neurologia em 2006 com o objetivo de chamar a atenção da população quanto à necessidade de mudanças de hábitos que permitam a prevenção da doença.

“É de extrema importância que as pessoas aprendam a reconhecer os sinais do AVC e as ações que devem ser tomadas em caso de sua ocorrência”, alerta o Dr. Ailton Melo, pesquisador do Citecs. Além disso, existem estratégias de reabilitação para que o paciente retorne cada vez mais rápido às atividades.