06/12 Segundo dia do Seminário GTIS começa com sessão de debates

A sessão de debates “Inovação, Tecnologia e Desigualdade” abriu o segundo e último dia do IV Seminário Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde, que acontece no Othon Palace Hotel – Ondina, em Salvador. Com o tema “Promotores da Inovação em Saúde”, o evento reúne representantes das universidades, governo, empresas e sociedade para debater o papel destas instituições na promoção da saúde.

A sessão contou com as exposições do vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (CITECS) - Sebastião Loureiro, e da presidente da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) - Leoni Margarida Simm. A mesa foi coordenada por Rosely Cabral, representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI).

O debate tratou da inovação em saúde, levando em consideração o Sistema Único de Saúde - SUS, como norteador da oferta dos bens e serviços de saúde no Brasil.

Segundo Leoni Margarida, para que a inovação em saúde ocorra, importantes passos deverão ser dados. “O avanço ocorrerá quando houver transparência nas discussões através do confronto de ideias, no envolvimento de todos os autores, inclusive dos pacientes. Este seminário é um passo importante frente a este objetivo”, completa.

Para o coordenador de Informações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Antoniel Pinheiro, o fato de o Seminário ter sido transmitido ao vivo pela internet, permitindo que diversas pessoas pudessem acompanhar os debates, foi um ponto bastante positivo.

Para encerrar as atividades da manhã, a mesa “Marco Regulatório Brasileiro na Inovação em Saúde”, composta por Antônio Carlos Bezerra (ANVISA), Liane Elizabeth Caldeira (INPI), Reinaldo Guimarães (UFRJ), sob coordenação de Luis Eugenio Portela, nortearam as discussões.