16/04 Citecs busca melhorias para a saúde através de inovação tecnológica

Melhorar a qualidade da saúde da população brasileira é um dos grandes objetivos do Citecs - Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde. Formado por uma rede interdisciplinar de pesquisadores e colaboradores, o Citecs desenvolve pesquisas, forma pessoal e divulga conhecimentos científicos com o intuito de inovar na área da saúde.

Sediado no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, o Citecs faz parte do Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), do Ministério da Ciência e Tecnologia do governo federal.
O Instituto desenvolve pesquisas que trazem para o campo da saúde os benefícios que a inovação e a tecnologia podem proporcionar. A pesquisa "Analisador de Incubadora" é um exemplo. Seu objetivo é ampliar as chances de sobrevivência de prematuros através do desenvolvimento de um analisador de incubadoras de alta tecnologia capaz de monitorar eletronicamente se a incubadora está funcionando de forma adequada, de acordo com os padrões, assegurando a qualidade do cuidado aos bebês e reduzindo custos. Para tal, já foi projetada, construída e depositada a patente do protótipo de um Analisador de Incubadoras Neonatais.
As pesquisas desenvolvidas são caracterizadas pela atualidade da problemática que se propõem a solucionar. Reportagens recentes têm apresentado frequentes erros médicos de diagnóstico por imagem, em especial os que se utilizam de ultrassom. Com o objetivo de promover ações que modifiquem esta realidade, pesquisadores do Citecs estão desenvolvendo a pesquisa “Avaliação de tecnologias e gerenciamento de risco no diagnóstico por imagem” tendo como foco a qualidade e adequação do diagnóstico. A pesquisa envolve a compilação dos testes existentes no mundo, sua periodicidade e a construção de procedimentos para a aplicação desses testes no Brasil.
O Citecs realiza pesquisa de novas metodologias de avaliação tecnológica em saúde, visando comparar diferentes tecnologias, observar a melhoria de sua efetividade e aprimorar a qualidade de diagnósticos biomédicos. Dentre as tecnologias que têm sido avaliadas estão: a vacina contra o rotavírus humano, armadilhas contra o mosquito aedes alados, serviços de hemodiálise, tecnologias de gestão de atenção básica, serviço de radiologia intervencionista, prognóstico de biomarcadores para doença hepática gordurosa não alcoólica, entre outros.
Outras tecnologias têm sido desenvolvidas, como estratégias para diminuir a letalidade da doença de Parkinson; identificação de polimorfismos genéticos e resposta à terapia antiviral na Hepatite C; evolução da Hepatite C e evolução da co-infecção Hepatite C/HIV.
As pesquisas desenvolvidas pelo Citecs são agrupadas em quatro diferentes áreas: Inovação e Desenvolvimento em (Bio) tecnologias; Avaliação de Tecnologias e Processos em Saúde; Avaliação Econômica em Saúde; e Dinâmica e Gestão da Inovação em Saúde.