24/04 Pesquisadores do Citecs participam de Encontro com a Comunidade Científica 2012

O pesquisador e membro do Comitê Gestor do Citecs, Luis Eugenio Portela, e a pesquisadora-colaboradora do Instituto, Erika Aragão, participaram do Encontro que teve como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Projeto Nacional de Desenvolvimento”.  O evento foi realizado em Brasília, de 16 a 18 de abril, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS).

O Encontro teve como objetivo principal pactuar com a comunidade científica, gestores e profissionais da área da saúde e de ciência e tecnologia, as ações de fomento à pesquisa científica, tecnológica e à inovação desencadeadas pela SCTIE, de forma articulada com a Agenda Nacional de Desenvolvimento e com os objetivos estratégicos do Plano Plurianual 2012-2015 do Ministério da Saúde, aproximando as atividades de pesquisa e desenvolvimento das reais necessidades de saúde da população brasileira.
 Durante o Encontro ocorreram nove atividades estratégicas, sob coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia – Decit, com destaque para a cerimônia de premiação da X Edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2011, as reuniões das redes nacionais de pesquisa coordenadas pelo Decit (entre elas a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – Rebrats) e o V Encontro Nacional do Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS).
 Luis Eugenio participou da mesa de abertura do Encontro e da entrega das premiações da X Edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2011 representando a ABRASCO - Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da qual é vice-presidente. A premiação contemplou cinco categorias: tese de doutorado, dissertação de mestrado, monografia de especialização, artigo publicado e contribuição ao SUS. A sessão de abertura contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.
Na reunião da Rebrats, Luis Eugenio fez uma palestra sobre o conhecimento científico e as organizações da saúde, destacando que  a utilização dos resultados de pesquisa na gestão da saúde é um processo complexo que exige a aproximação permanente entre pesquisadores e gestores, além do fortalecimento da cultura científica na sociedade.
No dia seguinte, durante o V Encontro Nacional do PPSUS, realizado no dia 17 de abril, Luis Eugenio coordenou a mesa redonda “Disseminação de informações científicas: experiências e perspectivas”. Segundo Portela, as diversas iniciativas de divulgação científica, seja no âmbito do MS, como o banco de dados Pesquisa Saúde e o sistema de informações da Rebrats, seja no âmbito dos estados (secretarias da saúde e fundações de amparo à pesquisa), têm contribuído para subsidiar com conhecimento científico à gestão do SUS, embora possam ter potencializada sua contribuição a partir de uma melhor articulação entre elas.
O pesquisador coordenou ainda as discussões da mesa sobre Política Nacional de CT&I em Saúde, que contou com as participações do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, e do secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Elias.
Por fim, vale registrar que, no Encontro, foi firmada a cooperação entre o Ministério da Saúde e a Fundação Bill & Melinda Gates voltada para a saúde materna e infantil. Além disso, foram anunciados investimentos em vários editais de pesquisa e na produção nacional de novos medicamentos e equipamentos em saúde, com destaque para a área de oncologia.