07/05 Pesquisadora do Citecs fala sobre Monitoramento do Horizonte Tecnológico durante Encontro Científico

Durante o Encontro com a Comunidade Científica 2012: Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Projeto Nacional de Desenvolvimento, a pesquisadora-colaboradora do Citecs, Erika Aragão, abordou o Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) no âmbito do SUS durante a mesa redonda “A Rebrats na ampliação do acesso a bens e serviços para a população”. Além disso, a pesquisadora apresentou a evolução dos trabalhos do grupo de pesquisa “Trajetórias Tecnológicas e Dinâmica de Inovação em Saúde”, onde atua na coordenação.

O evento foi realizado em Brasília, de 16 a 18 de abril, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS).
Segundo Aragão, as ações de Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) visam, sobretudo, prover informação contínua e atualizada sobre tecnologias novas e emergentes para subsidiar o processo de priorização de temas de avaliação de tecnologias em saúde (ATS).  “No entanto, esse tipo de atividade pode também fornecer informações importantes para tomadores de decisão em outras esferas do complexo produtivo da saúde, permitindo alinhamento entre as políticas de saúde, ciência, tecnologia em saúde e de desenvolvimento produtivo, tendo em vista o horizonte temporal da avaliação, na medida em que o foco de análise são tecnologias novas e emergentes”, completa.
Erika Aragão participou ainda da oficina de trabalho do GT de MHT, durante o qual foi apresentada, pela equipe da UFRJ, a estrutura do primeiro informe na área.
Durante o Encontro ocorreram nove atividades estratégicas, sob coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia – Decit, com destaque para a cerimônia de premiação da X Edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2011, as reuniões das redes nacionais de pesquisa coordenadas pelo Decit (entre elas a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – Rebrats) e o V Encontro Nacional do Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS).