24/07 Projeto de continuidade do Citecs é aprovado

A continuidade do Projeto INCT CITECS foi aprovada por mais dois anos, pelo Comitê de Coordenação do Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT. A resposta positiva pela continuidade do Projeto significa o reconhecimento do trabalho que o Instituto tem desenvolvido desde a sua criação.

Agora, a ampliação das dimensões dos projetos, a conquista de novas parcerias e a integração de novos grupos de pesquisa marcam os desafios para essa nova fase do Citecs, de acordo com as recomendações do Comitê. Além disso, é necessário assegurar a execução das atividades já planejadas, dando atenção às múltiplas frentes desenvolvidas.
O Citecs já conquistou importantes resultados no desenvolvimento de pesquisas, na formação de recursos humanos e na transferência do conhecimento. No último ano, os pesquisadores publicaram uma média de 6 artigos por mês. O destaque dado ao artigo “The effect of single and multiple infections on atopy and wheezing in children” pelo Journal of Allergy and Clinical Immunology (JACI), em novembro de 2011, é resultado da qualidade dos conteúdos produzidos em parceria pelos pesquisadores.
O Citecs iniciou em 2011 o Mestrado Profissional em Avaliação de Tecnologias de Saúde com a seleção de 13 estudantes, todos vinculados a instituições públicas, como a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Através dos seus grupos de pesquisa, o Citecs realizou o depósito de duas patentes de simuladores para avaliação de qualidade em tomógrafos de feixe cônico em 2010, na área de radiologia odontológica.
Tais conquistas, além de solidificar a atuação do INCT Citecs, dão novos impulsos para que o Instituto continue contribuindo para a melhoria do sistema público de saúde.