16/08 Reinaldo Guimarães recebe amanhã título de Doutor Honoris Causa

O professor e pesquisador Reinaldo Felippe Nery Guimarães receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), amanhã, 17 de agosto, por indicação da direção do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA). A Solenidade de Outorga será realizada na Sala dos Conselhos Superiores da Reitoria da UFBA, às 17h, localizada na Rua Augusto Viana, s/n, Canela. Salvador – BA.

Reinaldo Guimarães é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Medicina Social. Trabalha desde 1985 no campo do Planejamento, Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia. De 2007 a 2010, atuou como Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, e integrou o Comitê Gestor do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), do qual o Citecs faz parte.
Guimarães já atuou como vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (2005-2006); foi diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (2003 - 2005); e presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) (2003-2006).
De acordo com Luis Eugenio Portela, membro do Comitê Gestor do Citecs e vice-presidente da Abrasco, o título concedido pela UFBA é um reconhecimento mais que merecido ao trabalho realizado por Guimarães ao longo de sua trajetória, que abrange “desde sua produção acadêmica sobre a tuberculose e as condições de saúde da população até sua atuação como alto dirigente de ciência e tecnologia, passando pelo seu compromisso de militante do SUS e da democracia".
Sessão Especial
Reinaldo Guimarães será o conferencista da sessão especial “O Mal Estar na Saúde Pública”, que será realizada na manhã desta sexta-feira (17), às 10h, no Auditório Professor Guilherme Rodrigues da Silva, localizado no prédio do ISC. A sessão será coordenada pelo professor Luis Eugenio Portela.

Sessão Especial