19/09 Vice coordenador do INCT Citecs participa de seminário preparativo para ABRASCÃO 2012

O vice coordenador do INCT/Citecs, professor Sebastião Loureiro, participou do 4° Seminário Preparatório para o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado na sede da FIOCRUZ, em Brasília/DF, no último dia 29 de agosto.

Com o tema "Inovação, Desenvolvimento e Política Industrial e o Complexo Industrial da Saúde", o evento encerrou o ciclo de seminários, que teve como objetivo principal debater a temática do desenvolvimento econômico e social e suas interfaces com a saúde.
Em entrevista a TV Abrasco, Loureiro falou sobre paradigmas, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde e enfatizou a necessidade de diferenciar desenvolvimento de crescimento econômico. “Dentro dessa temática é necessário explicitar de que desenvolvimento estamos falando. Desenvolvimento é um conceito muito mais complexo que envolve as raízes históricas de uma nação, a estruturação do país, seus dispositivos legais de representação social, cultural e na política. O PIB, por exemplo, vai dizer se um país é rico ou não, mas não vai dizer se o país é desenvolvido, pois outros indicadores como avanço na área da saúde, educação e ciência devem ser considerados”, enfatizou.
O pesquisador do Citecs ressaltou ainda a necessidade de se pensar em um novo paradigma de inovação e tecnologia em saúde, baseado em tecnologias direcionadas a promoção da saúde ou prevenção. "Sabemos que estar em curso uma epidemia crescente de hipertensão, diabetes e obesidade que poderiam ser tratados através de programas preventivos e de promoção, não deixando que as pessoas adoeçam e se tornem dependentes. Esse paradigma de tecnologias sociais poderia ser um contraponto com gastos e custos muitos menores", completa.
Com o tema “Saúde é Desenvolvimento: Ciência para a Cidadania”, o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva será realizado de 14 a 18 de novembro de 2012, em Porto Alegre/RS.
Para assistir a entrevista do professor Sebastião Loureiro na íntegra, clique aqui. (http://www.youtube.com/watch?v=x1sfUF-OQnM&feature=player_embedded)
Para mais informações sobre o evento, acesse www.saudecoletiva2012.com.br.

Para mais informações sobre o evento, acesse www.saudecoletiva2012.com.br.