27/11 Pesquisadora do Citecs realiza Visita Científica no México

Desde o último domingo (25), a pesquisadora do INCT-Citecs Suani Tavares Rubim de Pinho realiza visita científica à Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM para cumprir um Plano de Atividades em colaboração com pesquisadores da Facultad de Ciencias e do Instituto de Matemáticas Aplicadas da UNAM, Maria de Lourdes Esteva Peralta e Gustavo Cruz-Pacheco.
Em terras mexicanas até o dia 9 de dezembro, a pesquisadora irá explanar e discutir temas contidos no seu projeto de pesquisa “Modelagem Matemática e Computacional de Sistemas Vivos”, principalmente, a respeito de aspectos relacionados às pesquisas sobre a dengue.
Esta linha de estudo tem assumido grande importância em vista a complexidade envolvida com a existência de quatro sorotipos do vírus e, mais recentemente, do desenvolvimento da vacina tetravalente. Parte do trabalho é fruto da tese de doutorado de Rejane Dorn, sob orientação de Suani, que objetiva analisar a questão das epidemias em que ocorre coexistência de sorotipos.
A pesquisadora irá reunir-se com a pesquisadora da faculdade mexicana Natalia Barbara Mantilla Beniers para apresentar os avanços do projeto Dengue na Web, trabalho desenvolvido em conjunto com a pesquisadora integrante do INCT-Citecs, Glória Teixeira, e a pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA – ISC/UFBA,  Florisneide Barreto.
Os sistemas de monitoramento online de doenças transmissíveis - o DENGUE NA WEB no Brasil, o REPORTA no México e o GRIPENET em Portugal - compõem a Red iberoamericana de Vigilância Epidemiológica para el Controle de Enfermedades Infecciosas Emergentes e Re-emergentes.
Ela apresentará também duas palestras: uma no Departamento de Matemáticas da Facultad de Ciencias, intitulada Modelling dengue based on actual data; outra no Instituto de Matemáticas Aplicadas (IIMAS), intitulada Modelling strategies for Cancer treatment. Este último seminário está baseado em alguns trabalhos publicados recentemente por Suani Pinho sobre modelagem matemática de crescimento tumoral.