04/12 ProAR, programa vinculado ao Citecs, reduz hospitalizações por asma na Bahia

O Programa para o Controle da Asma na Bahia (ProAR), responsável pela redução superior a 70% das hospitalizações por asma em Salvador e Feira de Santana, chega ao seu décimo aniversário, a ser comemorado na próxima sexta-feira (07). Aberta ao público a cerimônia ocorre no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir das 17h.
O programa foi desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Famed/UFBA) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio financeiro da FAPESP e do CNPq. O ProAR, que integrou-se ao Citecs em 2008, foi proposto e liderado inicialmente pelo médico e professor do UFBA,  Álvaro Cruz, que coordena o Núcleo de Excelência em Asma da universidade.
Nos últimos 10 anos, o ProAr tem oferecido assistência regular a mais de 4 mil pacientes com asma grave em Salvador e Feira de Santana. De acordo com o médico e coordenador do ProAr, Adelmir de Souza Machado, o programa busca diminuir o índice de mortalidade ocasionado pela asma grave.
“É inaceitável que uma doença benigna como a asma grave ocasione somente em nosso Estado cerca de 500 mortes. Sem falar, do afastamento social dos enfermos e do grande aporte financeiro gasto”, ressalta.
Além de diminuir em mais de 70% das hospitalizações por asma grave, o ProAr já capacitou 514 profissionais do SUS e ofereceu campo de prática para mais de 300 alunos de graduação, incluindo 21 alunos de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso, da UFBA e da Universidade Católica de Salvador (Ucsal). Vinculado a programas de pós-graduação da UFBA, contribuiu também para a formação de 20 mestres, oito doutores e quatro pós-doutores.
O programa conta com a participação de pneumologistas, alergologistas, imunologistas, epidemiologistas, geneticistas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e estatísticos da UFBA, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Johns Hopkins (USA) e da London School of Hygiene and Tropical Medicine (Inglaterra).
Os estudos realizados pela equipe do ProAR demonstram que centros de referência para o acompanhamento da asma grave trazem enorme benefício para os pacientes, controlando a sua doença e reduzindo os seus gastos, mas também para o SUS, liberando leitos e diminuindo despesas com hospitalizações.
Evento
A cerimônia iniciará com uma projeção de fotografias e vídeos, e uma conferência com a diretora da Faculdade de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), Laura Rodrigues, que falará a respeito das enfermidades respiratórias e das contribuições para o conhecimento de projetos de colaboração entre a UFBA e a LSHTM, inclusive o ProAR.
Em seguida, o coordenador do Citecs, Mauricio Lima Barreto, e os coordenadores do ProAr, Álvaro Cruz e Adelmir Machado, palestrarão a respeito do impacto do programa na sociedade e na comunidade acadêmica.
Logo depois, pronunciarão as seguintes autoridades de órgãos da saúde pública: o dentista cubano Joaquin Molina, representante da Organização Mundial de Saúde no Brasil, e dos secretários de saúde do Estado e Municipal, Jorge Solla e Tatiana Paraíso, respectivamente. O encerramento do evento será feito pela reitora da UFBA, Dora Leal Rosa.
Programação:
17h00 - 17h30 Projeção de fotografias e vídeos
17h30 - 18h30 Conferência da Profa. Laura Rodrigues, da London School of Hygiene and Tropical Medicine
18h30 - 19h30 Cerimônia de celebração do décimo aniversário do ProAR
19h30 - 21h30 Coquetel

Evento

Logo depois, pronunciarão as seguintes autoridades de órgãos da saúde pública: o dentista cubano Joaquin Molina, representante da Organização Mundial de Saúde no Brasil, e dos secretários de saúde do Estado e Municipal, Jorge Solla e Tatiana Paraíso, respectivamente. O encerramento do evento será feito pela reitora da UFBA, Dora Leal Rosa.

17h00 - 17h30 Projeção de fotografias e vídeos

18h30 - 19h30 Cerimônia de celebração do décimo aniversário do ProAR