06/12 Coordenador do Citecs é indicado como Professor Honorário da Universidade de Londres

Maurício Lima Barreto, coordenador do INCT-Citecs, foi recentemente indicado como professor honorário (Honorary Professor) da maior instituição de pós-graduação em Saúde Publica na Europa, a London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), da Universidade de Londres.
A indicação realizada pelo conselho da instituição ocorreu no mês de novembro e representa um importante reconhecimento do destaque internacional de sua atividade científica.
Na última visita, realizada no inicio deste ano, Barreto esteve na LSHTM na condição de Heath Clark Lecture uma posição honorífica da LSHTM. Na ocasião, o coordenador do Citecs ministrou uma aula magna, intitulada ” Brazil: Health in a country in transition viewed through the lens of academic epidemiology“.
Na palestra, o pesquisador apresentou o quadro das condições de saúde da população brasileira e os seus determinantes com ênfase em transformações recentes na sociedade brasileira, que geraram impactos na saúde e o quadro da investigação científica no campo da saúde coletiva. Barreto enfatizou também a investigação epidemiológica, ressaltando o esforço dos pesquisadores brasileiros de entender os determinantes da saúde e de contribuir para a construção do Sistema Único de Saúde.
A aula teve grande repercussão e mereceu elogios do editor da revista Lancet que, em um dos seus editoriais, teceu comentários expressando o quadro positivo das condições de saúde do Brasil e o esforço e contribuições dos seus pesquisadores.
“O fato do Brasil hoje ser um país importante na economia mundial e no campo da Ciência e Tecnologia, têm gerado um crescente interesse em torno do país”, afirmou Barreto, ao mencionar a importância de divulgar as pesquisas brasileiras no exterior.
Maurício Barreto é graduado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), possui mestrado em saúde comunitária pela mesma instituição e PhD em epidemiologia pela Universidade de Londres. Atualmente, é professor titular de epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba (ISC/UfFBA), Pesquisador nível I-A do CNPq, e membro titular da Academia Brasileira de Ciencias e da Academia de Ciências da Bahia.

Na última visita, realizada no inicio deste ano, Barreto esteve na LSHTM na condição de Heath Clark Lecture uma posição honorífica da LSHTM. Na ocasião, o coordenador do Citecs ministrou uma aula magna, intitulada ” Brazil: Health in a country in transition viewed through the lens of academic epidemiology“.