21/01 Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Abrasco prepara congresso de agosto

O pesquisador  e membro do Comitê Gestor do INCT- Citecs e atual presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugenio Portela de Souza se reuniu junto com a Comissão de Política, Planejamento e Gestão em Saúde do órgão para planejar o II Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde a ser realizado em agosto deste ano, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A reunião ocorreu entre os dias 16 e 17 de janeiro em Belo Horizonte e teve como proposta definir alguns dos temas que o congresso abordará, assim como as comissões científica e organizadora do evento. A comissão aproveitou o encontro para deliberar e manter uma agenda de cooperação entre pesquisa e gestão, sempre visando reduzir as desigualdades em saúde no Brasil.
Durante o encontro, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco, Luis Eugenio de Souza, foi recebido pelo Secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, e sua equipe, para confirmar o apoio que esta Secretaria dará ao evento de agosto. Participou do encontro a vice presidente da Abrasco, a doutora Eli Iola Gurgel de Andrade, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.
Para o presidente da Abrasco, a expectativa é fazer um II Congresso de alta qualidade acadêmica. “Queremos fazer um evento que fortaleça a produção e a difusão de conhecimento científico acerca da política e da gestão da saúde, contribuindo para avançar o movimento da Reforma Sanitária a favor do SUS universal e igualitário, cuja implantação encontra forte oposição na crescente mercantilização da saúde", resume Luis Eugenio.
 A Comissão tem caráter acadêmico e mantém ampliada a discussão que identifica as questões teóricas e metodológicas mais relevantes para o desenvolvimento da investigação na área. Também é objetivo desta Comissão da Abrasco estimular a aproximação entre os centros de produção científico-acadêmico e os gestores do SUS, num esforço comum de aprimoramento do sistema de saúde brasileiro.
 O I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde foi realizado em 2010, em Salvador – BA, em parceria com o ISC – Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.
Fonte: Abrasco

Fonte: Abrasco