21/02 Coordenador do Citecs participa de oficina de trabalho sobre criação da agência de acreditação de cursos de pós-graduação lato sensu em saúde pública/coletiva

A qualidade do ensino nos cursos de pós-graduação lato sensu da área de saúde pública ou coletiva passará a ser analisada por uma agência de acreditação, a ser criada pela Rede de Escolas de Saúde Pública/Coletiva e pelo Ministério da Saúde e coordenada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) – que tem como presidente o pesquisador e membro do Comitê Gestor do Citecs, Luis Eugênio de Souza.
Para isso, durante os dias 18 a 22 de fevereiro, Luis Eugênio, junto com Isabela Cardoso - coordenadora do GT de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da Abrasco, e a coordenadora e secretária-executiva da Rede de Escolas de Saúde Pública, Tânia Celeste Nunes e Rosa Pinheiro, respectivamente, vem participando de reuniões, em Rennes, na França, para definirem a organização da agência e sua operacionalização, bem como prever mecanismos de governança e financiamento.
Além disso, nessas reuniões pretende-se criar uma estratégia de formação e capacitação de experts em acreditação pedagógica em cursos de especialização. A acreditação é um procedimento de verificação externa da qualidade de ensino do curso oferecido por determinada instituição de ensino superior.
O presidente da Abrasco destaca que "a acreditação é fundamental para promover a qualidade dos cursos voltados para área de saúde". A proposta da criação da agência foi iniciada em 1999 numa cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública de Rennes e a Escola Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro.

Por meio da acreditação pedagógica são vistas atribuições legais dos cursos, como o projeto pedagógico, pertinência do curso, capacidade de articulação acadêmico-pedagógica, recursos humanos, infraestrutura e resultados.O presidente da Abrasco destaca que "a acreditação é fundamental para promover a qualidade dos cursos voltados para área de saúde".