18/03 Plano de incentivo a inovação tecnológica do governo federal investirá 3,6 bi em pesquisa em saúde

Na última quinta-feira (14), a presidenta Dilma Rousseff lançou duas ações de estimulo à inovação tecnológica: o Plano Inova Empresa – onde serão investidos R$ 32,9 bilhões para impulsionar a produtividade e a competitividade da economia brasileira por meio da inovação tecnológica; deste montante, 3,6 bi serão destinados para a pesquisa em saúde pública – e a Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) – que terá como objetivo fomentar a cooperação entre empresas e instituições tecnológicas ou de direito privado sem fins lucrativos voltadas a pesquisa e desenvolvimento.

Os recursos serão aplicados neste ano e em 2014 e contemplarão empresas de todos os portes, dos setores industrial, agrícola e de serviços. A maior parte do montante, R$ 23,5 bilhões, destina-se a áreas estratégicas definidas pelo Plano Brasil Maior: cadeia agropecuária (R$ 3 bilhões), energias (R$ 5,7 bilhões), petróleo e gás (R$ 4,1 bilhões), complexo da saúde (R$ 3,6 bilhões), complexo aeroespacial e defesa (R$ 2,9 bilhões), tecnologias da informação e da comunicação (R$ 2,1 bilhões) e sustentabilidade socioambiental (R$ 2,1 bilhões).  No setor de saúde, os investimentos estarão voltados para área de oncologia, biotecnologia, equipamentos e dispositivos médicos.

O Plano Inova Empresa terá um comitê gestor formado pela Casa Civil da Presidência da República, pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, e da Fazenda, além da recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Além destes órgãos, oito ministérios entram como parceiros no Plano Inova: Saúde; Defesa; Agricultura; Pecuária e Abastecimento; Educação; Trabalho e Emprego; Comunicações; Minas e Energia e Meio Ambiente.

Os agentes executores são o Banco Nacional Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).