22/03 Pesquisas do Citecs voltadas à tuberculose auxiliam na prevenção e diagnóstico da doença

No próximo domingo (24), é o Dia Mundial da Tuberculose, data que marca a mobilização mundial para luta contra esta enfermidade. A TB é uma doença Infecciosa cujo agente é o M. tuberculosis e a Bahia é o terceiro estado brasileiro  com maior número absoluto de casos e  ocupa a 10ª posição em incidência (para 100 mil habitantes ocorreram 32,3 casos no ano de 2011. Já no Brasil são 73 mil casos novos por ano e ocorrem em torno de 4,6 mil óbitos.
Entre os órgãos brasileiros que contribuem para a diminuição de casos da TB no Brasil, pesquisadores do Citecs e do Instituto de Saúde Coletiva desenvolveram estudos para identificar o papel das co-morbidades na incidência de tuberculose, a exemplo de diabetes, cujo número de casos vem aumentando no mundo e no país. A diabetes associada à tuberculose torna mais difícil o controle desta endemia.
Mais recentemente uma dissertação de Mestrado apresentada pelo aluno Marcio Natividade, orientado pela Profa. Maria da Conceição Costa, abordou as relações entre condições de vida em Salvador e mortalidade por tuberculose.
Outras pesquisas realizadas no Citecs voltada para a tuberculose foram  "Avaliação do Custo-efetividade da estratégia de Tratamento diretamente Observado”, que avalia as ações de diagnóstico ou prevenção da doença.
Tuberculose
A transmissão da TB ocorre através da tosse de pessoas doentes que não estejam em tratamento. Após a exposição ao bacilo da tuberculose, 95% dos indivíduos permanecem assintomáticos e permanecem livres de doença, pois os mecanismos imunológicos são capazes de conter a evolução da infecção.
Em 5% dos indivíduos, entretanto, a primo infecção não é contida e os indivíduos apresentam uma forma da doença conhecida como tuberculose primária, que ocorre nos primeiros cinco anos após a infecção. Esta pode atingir diversos órgãos, a exemplo dos gânglios, pulmão ou disseminar-se, podendo evoluir para tuberculose miliar, meningite tuberculosa, dentre outras.

Para aumentar a discussão sobre a TB na Bahia e as pesquisas desenvolvidas para o combate, o Citecs e o ISC realiza este ano o IV Encontro de Pesquisa e Inovação em Tuberculose na Bahia, a ser realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2013. O evento traz como destaque o papel dos determinantes sociais como influenciadores da tuberculose, avanços na prevenção e diagnóstico de tuberculose e estudos sobre redes sociais.

Tuberculose