02/04 Pesquisas vinculadas ao Citecs, que auxiliarão no diagnóstico de Parkinson, são selecionadas para IV ENEBI

Os artigos científicos “Repetibilidade nas medidas de um software livre na análise cinemática do movimento de levantar de uma cadeira em sujeitos com Síndrome de Parkinson” e “Avaliação não linear do tremor de Parkinson usando uma ferramenta de visão computacional” produzidos por pesquisadores e estudantes de fisioterapia do Núcleo de Inovação Tecnológica em Reabilitação (Nitre), grupo de pesquisa vinculado ao INCT-Citecs, coordenado pelo físico José Garcia Vivas Miranda e pelo fisioterapeuta Noberto Peña, foram selecionados para participar do IV Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica (ENEBI), a ser realizado durante os dias 25, 26 e 27 de abril de 2013.
As pesquisas que irão ser apresentados no ENEBI buscam auxiliar no diagnóstico mais preciso da doença de Parkinson por meio da medição não linear da frequência do tremor. O primeiro projeto é das estudantes de iniciação científica do curso de fisioterapia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Amanda Laís e Fabiana Silva, e o segundo é um projeto de mestrado do físico Thiago Figueiredo. Ambas as pesquisas têm a parceira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do INCT-Citecs.
Em 2013, o evento ocorrerá no Hotel Sheraton, sediado na Av. Saturnino – Praia do Canto, em Vitória, no Espirito Santo. Para maiores informações e inscrições no site www.enebi2013.com.br/inscricoes.php.

O IV ENEBI é uma iniciativa do Comitê de Bioengenharia da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) em parceria com o Programa da Pós-Graduação em Clínica Odontológica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para promover a integração e a troca de experiências entre os grupos que atuam na área no Brasil.Em 2013, o evento ocorrerá no Hotel Sheraton, sediado na Av. Saturnino – Praia do Canto, em Vitória, no Espirito Santo. Para maiores informações e inscrições no site IV ENEBI.