11/11 Seminário Discute Avaliação do Impacto de Intervenções na Saúde das Populações

Nos últimos dias 10 e 11 de outubro de 2013 ocorreu o V Seminário de Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, no Hotel Sheraton da Bahia, sob a coordenação científica dos Professores Mauricio Barreto (Coord. INCT-Citecs) e Sebastião Loureiro (Vice-Coord. INCT-Citecs).

O evento reuniu pesquisadores do Brasil, Reino Unido, Itália e Espanha e teve como tema a Avaliação do Impacto de Intervenções na Saúde das Populações. O encontro, promovido pelo Instituto Nacional de Inovação e Tecnologia em Saúde (INCT-Citecs), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-Ufba) contou com importantes participações, dentre elas da Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello e dos pesquisadores Federica Russo, The University of Kent, Reino Unido; Paul Wilkinson, da Grã Bretanha e Bárbara Osimani, da Unicam, Itália.

Pela primeira vez debatemos no Brasil um tema que interessa a um conjunto de atores, pesquisadores, gestores, empreendedores, sociedades científicas e organizações sociais importantes na formulação de Políticas Públicas para o Setor de Saúde. Os estudos de avaliação do impacto de intervenções na saúde da população tornam-se cada vez mais importantes pelas suas implicações éticas e metodológicas da introdução de inovações tecnológicas, sejam elas direcionadas ao diagnóstico, prevenção, terapêutica ou inovações no processo de gestão, ressaltou Prof. Sebastião Loureiro.

Em sua quinta edição, o GTIS teve o objetivo primordial de discutir sobre o processo de avaliação do impacto de intervenções na saúde das populações - experiências, limites e desafios -, através do encontro de pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes de pós-graduação, membros da sociedade civil organizada, gestores e outros profissionais da saúde. Bem como rever os diferentes aspectos conceituais e metodológicos envolvidos nos estudos desse impacto, derivados de diferentes disciplinas, tais como, a epidemiologia e a economia, além das ciências sociais, políticas e a estatística.

O evento debateu experiências concretas de avaliação de impacto de programas de intervenção, abordando seus problemas metodológicos e operacionais e os aspectos relacionados à regulação de intervenções tecnológicas.

As apresentações dos palestrantes já estão disponíveis no site do seminário: http://www.seminario.pecs.ufba.br/v/av/palestrantes.asp