25/11 Pesquisadores da UFBA são destaque em prêmio do SUS

Alunos do programa de  Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (PPGSC) são os finalistas na Edição de 2013 do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS.

A indicação ganha maior destaque por ser esta a primeira vez que a instituição tem três estudos concorrendo simultaneamente ao prêmio. O anúncio dos vencedores será divulgado na solenidade de entrega dos prêmios, dia 3 de dezembro, em Brasília.

Os trabalhos abordam o impacto do Bolsa Família na redução da mortalidade infantil; as dificuldades enfrentadas pelos  portadores de doença falciforme em conseguir acompanhamento adequado e a prevalência do HIV em grupos socialmente vulneráveis.

Bolsa família

O impacto do programa Bolsa Família e seu efeito conjunto com a estratégia Saúde da Família sobre a mortalidade no Brasil é uma das duas teses de doutorado escolhidas.

Os resultados do trabalho, de autoria de Davide Rasella e orientado pelo Coordenador do INCT-Citecs, Prof. Maurício Barreto, foram publicados em um artigo na revista científica The Lancet.

A tese foi elaborada no formato de três artigos, que abordavam no primeiro o modelo teórico sobre o impacto dos programas de transferência de renda e programas de atenção primária sobre a saúde e a sobrevivência na infância.

O segundo analisava a desigualdade de renda e os efeitos da Estratégia Saúde da Família e do Programa Bolsa Família sobre a expectativa de vida no País. O terceiro avaliou o impacto do programa sobre a mortalidade geral e por causas ligadas a pobreza em menores de cinco anos nos municípios brasileiros.

Segundo o autor, o Bolsa Família foi responsável por uma redução de 17% na mortalidade de crianças menores de 5 anos nos municípios com alta cobertura do programa, entre 2004 e 2009.

"Os resultados destas avaliações demonstraram uma grande efetividade do programa na redução da mortalidade na infância. Este efeito foi maior para as causas de mortalidade ligadas à pobreza como a desnutrição e a diarreia", explicou.

Confira matéria na íntegra através do arquivo em PDF abaixo: