03/08 Governo Federal lança Programa Ciência sem Fronteiras com oferta de 75 mil bolsas

O Governo Federal, através dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, vai conceder 75 mil bolsas para estudantes e pesquisadores, até 2014. As bolsas serão oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras que visa estimular o avanço da ciência no país através da expansão da mobilidade internacional.

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) terão acesso preferencial a todas as modalidades do Programa.

As bolsas serão concedidas em oito modalidades de apoio, com o objetivo de aumentar a presença de pesquisadores e estudantes em instituições de excelência no exterior. Além disso, o Programa pretende também, atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa. Pesquisadores das empresas terão oportunidade de receberem treinamento especializado no exterior.
O programa conta com o investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
As áreas prioritárias do Programa são:
Engenharias e demais áreas tecnológicas;
Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Geociências;
Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
Computação e Tecnologias da Informação;
Tecnologia Aeroespacial;
Fármacos;
Produção Agrícola Sustentável;
Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
Energias Renováveis;
Tecnologia Mineral;
Tecnologia Nuclear;
Biotecnologia;
Nanotecnologia e Novos Materiais;
Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
Tecnologias de transição para a economia verde;
Biodiversidade e Bioprospecção;
Ciências do Mar;
Indústria Criativa;
Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
Formação de Tecnólogos.
Mais informações no site do programa: http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br/

As bolsas serão concedidas em oito modalidades de apoio, com o objetivo de aumentar a presença de pesquisadores e estudantes em instituições de excelência no exterior. Além disso, o Programa pretende também, atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa. Pesquisadores das empresas também terão oportunidade de receber treinamento especializado no exterior.

As áreas prioritárias do Programa são:

• Engenharias e demais áreas tecnológicas;
  • Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Geociências;
  • Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
  • Computação e Tecnologias da Informação;
  • Tecnologia Aeroespacial;
  • Fármacos;
  • Produção Agrícola Sustentável;
  • Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
  • Energias Renováveis;
  • Tecnologia Mineral;
  • Tecnologia Nuclear;
  • Biotecnologia;
  • Nanotecnologia e Novos Materiais;
  • Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
  • Tecnologias de transição para a economia verde;
  • Biodiversidade e Bioprospecção;
  • Ciências do Mar;
  • Indústria Criativa;
  • Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
  • Formação de Tecnólogos.

Para mais informações, acesse o site do programa: http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br/