04/08 Projeto usa internet para identificar casos de dengue

A dengue é um dos maiores problemas de saúde pública em quase cem países, incluindo o Brasil. Buscando medidas para diminuir este quadro, pesquisadores do Citecs – Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde vem desenvolvendo, em fase experimental, o projeto Dengue na Web. Trata-se de uma iniciativa que visa identificar os locais onde os casos da dengue ocorrem em Salvador/BA, através do uso da internet.

A vigilância epidemiológica dos casos de dengue no Brasil é feita de acordo com as notificações espontâneas de pacientes aos serviços de saúde pública. “Esta forma passiva de vigilância não possibilita a total notificação dos casos, criando um ‘retrato’ incompleto da epidemia, principalmente em situações de epidemia aguda, quando ocorre sobrecarga dos serviços de saúde”, esclarece Glória Teixeira, coordenadora da pesquisa.
Diante desta situação, é cada vez mais necessário desenvolver novas estratégias de vigilância epidemiológica capazes de contribuir para o aprimoramento dos programas de vigilância de dengue. Para os idealizadores do projeto, os dados coletados diretamente da população, através da web, constituem importante ferramenta de vigilância epidemiológica, para detecção mais precoce de epidemias desta virose.
Qualquer morador da capital baiana que tenha acesso à internet poderá contribuir com o projeto Dengue na Web. Para isso, basta efetuar cadastro no site www.denguenaweb.ufba.br e informar a ocorrência de casos da dengue nos diversos locais da cidade. O participante deverá responder um rápido questionário informando se vem sentindo sintomas da dengue ou não.
Os dados coletados serão analisados por pesquisadores do Citecs e servem de base para desenvolver modelos epidemiológicos sobre a dengue e mostrar, em tempo real, a evolução da epidemia em Salvador.
As informações deverão gerar curvas de incidência, projeção georreferenciada em mapas de diferentes escalas, bases de dados para fins de investigação, etc. O trabalho é acompanhado pelo desenvolvimento de modelos matemáticos e plataformas computacionais com capacidade para simular a propagação da dengue na cidade e avaliar cenários de intervenção.
Como medida preventiva da doença, os participantes recebem boletins informativos semanalmente, através do e-mail cadastrado no site, abordando notícias sobre a dengue e formas de prevenção. Em seguida, são convidados a preencher um questionário sobre os sintomas da dengue (ou ausência deles), observados durante a semana anterior.
O projeto Dengue na Web é desenvolvido por pesquisadores do ISC-UFBA e conta com a colaboração de pesquisadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), de Portugal.